Torta de banana

Opa !!

 

O tempo anda curto esses ultimos dias. O doc esta na reta final, e ando sem tempo para postar coisas por aqui…. vou tentar ir postando de forma aleatoria, bom, como sempre…

 

 

Outro dia a Renata perguntou se eu tinha alguma receita de torta de banana integral…. como não tinha, falei como eu faria…. e isso ficou na minha cabeça.

 

Outro dia comprei umas bananas, deixei madurando ali na cozinha e fui fazer uma torta de banana integral.

 

O que a  Renata estava procurando era uma torta que não ficasse seca… bom, olha ai a foto e me fala se a minha ficou seca 🙂

 

 Torta ja cortada, ja no prato, ja pra pança…

 

Como eu fiz :

Passo 1 : Primeiro fiz um caramelo – Xg de açucar misturado com a quantidade de açucar dividida por 2 (X/2) de agua (acho que foram 120g de açucar e 60g de agua). Dai é deixar ferver no fogo. Assim que formar um caramelo claro (ou escuro, voce escolhe) é so interromper o cozimento do açucar (colocar o fundo da panela em uma saladeira com agua e gelo). Deixe esfriar um pouco. Se ficar duro de mais, é so levar rapidinho ao fogo que solta de novo.

 

DICA : essa é a maneira para voce nunca mais errar o caramelo. Melhor ainda se voce tiver um termometro. Faça a mesma coisa que esta escrito ai em cima, dai quando o açucar/agua chegar à 156-165°C, voce tem um caramelo claro, pro escuro é 166-175 graus. Adios açucar queimado…. ainda faço um post sobre os graus do açucar e o que fazer com cada um….

 

Caramelo pronto (e um pouco mais frio) coloquei rodelas de banana (umas 5 bananas médias) e um naco de manteiga (uns 25g). Coloque no fogo baixo e va mexendo até as bananas ficarem no ponto que voce gosta (eu gosto de deixar metade derretida e metade mais durinha… pra ter uma bela calda de banana e bananas inteiras ao mesmo tempo). Claro, voce pode colocar ai canela em pau, etc. Eu não coloquei pq aqui em casa não tinha nada disso…

 

Deixe esfriar.

 

Passo 2: fiz uma massa brisée (ja passei a receita aqui). So tirei a farinha normal e coloquei a farinha integral. Ah sim, eu coloquei um pouco de canela e de 5 especiarias na massa também, so para dar um cheiro. Abri, coloquei em um circulo (meio improvisado, porque o que eu comprei é muito ruim… dai fiz um com papel aluminio… bom, funcionou, mas tenho que comprar um circulo melhor…). Da para colocar em uma forma de torta, so que com o circulo fica mais bonito 🙂

 

Fiz furinhos com um garfo e assei « em branco » (uns 15 ou 20 minutos com o forno à 180°C).

 

DICA : para assar em branco e a massa não cair, é so forrar a massa com um papel aluminio (ou papel manteiga) e colocar ai uns pesos (um tanto bom de feijão ja esta otimo). Dai é so levar ao forno. Assim que der a metade do tempo de cozimento eu gosto de tirar o « forro » (os feijões e o papel aluminio) e deixar assar tranquilamente, para a massa ficar bem durinha e crocante… isso se chama Assar em Branco (me corrija ai quem souber como essa técnica se chama em português… pq assar em branco é uma tradução livre do termo em francês).

 

Retirei do forno e deixei esfriar…

 

Tudo frio, é so « montar ». Coloque o doce de banana dentro da massa assada e voilà! Basta voce colocar um cado de açucar de confeiteiro e de canela por cima e comer 🙂 Eu levei ao forno rapidinho so para caramelizar o açucar… mas pode comer fria também…

 

Resumindo : massa de torta + compota de banana 🙂

 

Abraços

 

CH

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s