Crêpe

 

Da ultima vez passei a receita de Gaufre la do restaurante… hoje vou passar a receita da massa de crepe que faziamos la também (antes que eu esqueça hehehe).

 

Entao, aqui crepe normalmente é doce. Quando você chega em um lugar que tem crepe, muito provavelmente vai ser doce, mas pode acontecer de ser salgado também. No Brasil crepe é meio que uma denominaçao geral para uma panqueca dobraba em triangulo (ou quadrado), que pode ser doce ou salgada. Mas o « crepe salgado » aqui se chama Galette, e é feito com uma farinha preta (ou de sarrasin). Mas Galette também é o nome de uma torta doce de limao feita na cidade de Pérouges… mas por que elas tem o mesmo nome ? nao sei hehehe e nenhum frances que eu pergunto sabe a resposta também. Para os viajantes ai, vindo à França, nao peça um crepe (na verdade crepe é feminino aqui, entao, uma crèpe) de presunto… provavelmente sera uma bola fora…

 

A receita também muda. Tem gente que coloca so agua e farinha… leite e farinha… leite farinha e ovo… nao coloca açucar, e por ai vai…

 

Crepe (doce) aqui se come no goûter, ou café da tarde… ja o salgado o pessoal come no almoço ou jantar… ahh, a regiao célebre por fazer otimos crepes é a Bretagne… mas a Normandie logo la do lado nao fica para traz nao…. outra coisa, para os crepes salgados, a bebida ideal é a Cidra, bemmmmm gelada… vou pegar a receita da Galette (crepe salgado) com a Amelie (francesa que mora aqui com a gente) e depois posto aqui…

 

Ingredientes do crepe la do restaurante (com as quantidades que faziamos la, deve dar uns 20 crepes grandes, mas é so ajustar para o tanto que você quiser… para quatro pessoas, se dividir por 10 talvez de) :

 

– 1,6 litros de leite

– 500g de ovos inteiros (pensando que cada ovo deve dar uns 50g)

– 200g de oleo

– 1kg de farinha de trigo

– 300g de açucar (dica : da para tirar o açucar e fazer um crepe salgado com essa mesma receita… e mesmo para fazer um crepe doce, pode tirar o açucar, nao tem problema nao)

– 10g de sal

– 100g de manteiga noisette ( manteiga noisette é seguinte : leve ao fogo a manteiga dentro de uma panela… deixe derreter… assim que ela a começar a ter pontos marrons, ou seja, a caramelisar, você tira do fogo e ja coloca diretamente na massa)

 

Preparo :

 

Da pra fazer no liquidificador, mas é melhor fazer na batedeira, ou na mao com um fouet. Misture todos os ingredientes liquidos primeiro. Coloque os ingredientes solidos. Bata até ficar bem homogeneo. Coloque a manteiga noisette. Bata. Ficou liso e homogeneo, ta pronto. Passe por uma peneira e guarde na geladeira por pelo menos uma hora antes de usar.

 

Facin de fazer…

 

agora, em uma frigideira antiaderente, ou de ferro, bem quente coloque um pouco de manteiga (ou oleo) so para nao deixar grudar, so um cadin mesmo… coloque uma concha cheia da massa (que é bem liquida) no centro da frigideira e abra a massa. Em casa é so ir girando e inclinando a frigideira, até a massa tomar todo o espaço… ela tem q ficar bem fina, para cozinhar direito… sentiu que a massa esta ficando mais durinha, ou dorando em baixo (é so levantar um cadin o crepe e dar uma olhada), vire o crepe para poder cozinhar do outro lado…. é nessa hora que se coloca o recheio doce : nutella, açucar, mel, geleia, etc… cozinhou, agora vem a parte chata, dobrar o crepe.

 

A panqueca esta redonda né ? entao, agora, com a ajuda de uma espatula, é dobra-la ao meio, vai ficar uma meia lua…

 

 

em seguida pegue uma ponta e leve até a metade dessa meia lua… pegue a outra ponta e passe por cima de toda essa primeira dobra, e voilà, a gente tem um triangulo com duas dobras…

 

Aqui ele dobrou direto na metade, mas a ideia é a mesma hehehe

 

Da para dobrar assim na metade, ou igual eu escrevi… mas também pode so enrolar, fazendo um enroladinho….

 

agora é so comer 🙂

 

aquele abraço

 

CH

 

ps : as fotos eu peguei no google imagens….

 

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s