Filet Mignon de Porco Caramelizado

Dia 2 de dezembro foi aniversario da Iara. Fizemos uma festa a fantasia no dia 4, mas so para marcar a data, fiz um prato que a Iara aprendeu a gostar : carne de porco caramelizada. Eu usei filet pois estava mais barato…e me lembro que no Brasil era barato também. Ele nao fica marrom (quese preto) como nos restaurantes chineses, porque isso da trabalho pra fazer em casa hehehe mas ele carameliza um pouco e fica muito bom.

 

Ingredientes :

 

– Filet mignon de porco (eu cortei em rodelas, um quarto, quase, de um medalhao…usei 1kilo eu acho)

– Cebola (cortada bem fina em meia lua… eu usei uma média)

– Cenoura (cortada em bastoes…eu usei duas cenouras eu acho)

– Castanha de Caju (um monte hehehe pode ser amendoim também)

– Whisky (para flambar, entao so um cadinho… 50ml da e sobra)

– Shoyo (uns  50ml também, talvez um pouco mais…)

– Gengibre (eu usei um pacotinho que vem junto de comida japonesa aqui hehehe nao tinha natura, mas vc pode usar natura… so um cadin também, uma colher de café ta bom)

– Manteiga (uns 25 gramas)

– 150 gramas de açucar (mais se voce quiser bem caramelizado, ou menos se voce quiser menos hehe)

– uns 200ml de agua.

– Vinhagre balsamico (ou vinagre normal se você nao tiver o balsamico… uns  30ml esta bom)

– Azeite (umas duas colheres de sopa)

– Sal

– Pimenta do reino

– Canela (so uma pontinha de colher hehe)

– Noz moscada (so um cadin de nada também)

– Pimenta Cayenne (é minha pimenta do momento hehehe coloco em tudo hehehe)

 

Os ingredientes todos ai

 

Preparo

 

Parece dificil mas é bem facil na verdade… depois de limpar e de cortar a carne, coloque-a dentro de uma saladeira e misture com o vinagre, o azeite, sal, pimenta do reino, canela, noz moscada e pimenta cayanne…deixe marinando na geladeira enquanto você prepara o resto (cortar a cebola e a cenoura por exemplo).

 

A carne ja cortada e indo pra geladeira 🙂

 

Aqueça uma frigideira e doure a carne. O filet vai soltar agua, entao pegue uma colher e vai tirando o excesso… pq se nao a carne cozinha ao invés de so corar. « Dourou » mais ou menos por igual toda a carne é hora de flambar. Facin Facin… deixe a « ponta » da frigideira sem nada (so afaste a carne para o « canto » oposto)… deixe essa parte em contato com o fogo (pra ela aquecer mais que o resto da frigideira). Coloque o whisky ai nesse « buraco »… bom, agora é que sao elas…. se você estiver usando um fogao à gas, é so vc inclinar (tirando ela inteira do fogo, claro) a frigideira um pouco com « a ponta » onde o esta o whisky para o lado do fogo…o alcool que evapora vai pegar fogo, e nisso todo o whisky dentro da frigideira também vai…. dai é so voltar normalmente a frigideira pro fogo e mexer um pouco. O fogo apaga sozinho, mas se ele nao tiver apagando (depois de uns 20 segundos) é so abafar com uma tampa… se o seu fogao for de placa de induçao, como o meu aqui, o processo é o mesmo, mas ao invez de inclinar a frigideira, o negocio é aproximar com cuidado um fosforo aceso perto do whisky, vai pegar fogo igual….dai é so mexer e esta tudo bem….

 

blz, etapa traumatizante realizada, agora é so colocar a cebola, a cenoura e o gengibre e deixar refogando tudo até a cebola cozinhar… cozinhou ? pegue tudo isso e reserve em uma saladeira.

 

Na mesma frigideira (na verdade eu nao usei uma frigideira « frigideira », tava mais pra wok… é verdade que é melhor fazer tudo em uma frigideira funda, ou wok…. foi mal hehehehe)

 

Bom, nessa mesma « frigideira » (nao precisa limpar depois que vc tirou o que tava ai dentro) coloque o açucar e 100ml de agua. Mexa para dissolver tudo. Vai começar a ferver. Deixe fervendo em fogo médio. Uns 5 minutos depois ja vai começar a caramelizar… caramelizou (bom, fazer caramelo é sempre dificil, qualquer dia desse coloco aqui um tutorial de como fazer heheehe e so errar uma vez a cada duas hehehe) coloque ai o que foi reservado (a carne + cebola + cenoura + gengibre). Mexa bem. Coloque o shoyo + 100ml de agua. Tampe e deixe cozinhando por uns 15 ou 20 minutos. Nao deixe queimar hein ?! hehehe

 

Para finalizar coloque as castanhas. Mexa bem. Coloque a manteiga. Mexa bem. Ve se esta bom de sal e pimenta (pode colocar ervas agora também…) e voilà, ta pronto.

 

 

Dica : nao faça com muita antecedencia, pq se nao vai secar um pouco e perder o molho…

 

Eu imagino que se colocarmos abacaxi no final vai ficar bem bom também hehehe

 

Aquele Abraço

 

CH

 

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s