Salmão Defumado

Essa receita vai pro Alexandre e pra Larissa, que ficaram me pedindo para postar (e rapido) como fazer salmão defumado em casa. Facil, facil…

 

Primeiro :

 

Para curar o salmão você vai precisar de sal e açucar. A quantidade vai depender do tamanho do peixe. Tem que ter o suficiente para cobrir bem, e ainda colocar em baixo e dos lados. Eu não usei açucar, porque estamos cortando um pouco o açucar aqui em casa… mas so o sal ja da. Coloquei ervas também (verbena citronnelle, que tem bem o cheiro de limão) e gengibre.

 

No geral sera, para 500g de salmão :

– 330g de sal (eu usei sal grosso, mas batido no mixer)

– 165g de açucar

– e algo para aromatizar a cura (ervas, zeste de limão, especiarias, vinho,  folhas de cha, e mais o que você quiser)

 

 

Misture toda a cura, coloque um pouco em um recipiente, que feche e va à geladeira.

 

Passe bem tudo no salmão. O suficiente para cobri-lo. Deixe na geladeira.

 

Dica : quanto mais tempo na geladeira, mais liquido ele perde, e mais « durinho » ele fica. Para cortar lindas tranchas, deixe na geladeira por uns 2 dias. Eu costumo deixar so umas 12h mesmo (mas acho pouco).

 

Assim que tirar da geladeira, lave em agua corrente. Retire toda a mistura. E seque com um papel absorvente.

 

Dica : o salmão ja esta pronto para comer se você quiser 🙂

 

Agora, para defumar, da maneira mais simples de todas, você vai precisar :

 

Um recipiente, meio com grelhas, que caiba em uma panela. Pode ser uma grade, ou o que você usa para fazer legumes no vapor, qualquer coisa…

Eu uso esse negocio de bambu, que serve para fazer peixes, legumes, e outros quitutes mais no vapor.

 

Um tampa para a panela, e ervas secas para cha. Pode ser qualquer uma. Eu fiz uma vez com petalas de rosas secas para cha, e ficou bemmmmmmmmmmm bom.

Aqui estou usando verbena.

 

Coloque sua panela no fogo. Pode ser fogo alto.

 

Assim que o negocio esquentar (mas muito mesmo, deixe ai uns 5 minutos), jogue ai as folhas de cha.

 

Você vai ver que ja vai sair fumaça. Retire do fogo.

 

Coloque o recipiente com o peixe ai, e tampe bem. Deixe ai por uns 30 minutos. Se quiser tampar ainda mais com um pano, é bom também.

 

Faça isso umas 3 ou 4 vezes mais. Ou até ficar do jeito que você quiser.

 

Esse é com a verveine :

O salmão com a pele e escamas.

 

Esse é com a rosa.

Salmão sem pele…

 

Dica : se você retirar a pele do salmão antes de salgar, ele vai ficar um pouco mais salgado. Assim que tirar da cura, lavar e tals, corte um pedacinho para ver se esta no ponto de sal, ou se esta muito salgado (lembre-se, salmao defumado é um cadin salgado, nao é pra encher a pança com isso, é so pra dar um tchan, fazer um sanduba, aperitivo e tals…. mas se tiver muito salgado, dessalgue um pouco é so deixar de molho na agua, e ir trocando a agua a cada 15minutos… faça isso durante uma hora… mas nao retire todo o sal hein).

 

Dica : com esse método, você pode defumar o que quiser !!! batata ja cozida, sal, legumes diversos, especiarias, tudo, mas tudo mesmo !

 

Esse método ai é defumar « à quente » hehehe mas tem como defumar « à frio »… mas dai é mais complicado, e nao é tão pratico fazendo na panela, no fogão… dai é melhor com maçarico e tals… passo o método à frio assim que fizer aqui em casa…

 

é isso ai,

 

Abraços

 

CH

Laisser un commentaire