Massa Folhada

Vou passar a receita que eu faço, que é realmente a base. Algumas pessoas colocam ovo, manteiga derretida, açucar, etc… mas acho legal deixar a massa mais neutra, para podermos trabalhar como quisermos depois (torta doce ou pequenos pratos salgados). E como a massa leva muita manteiga, é melhor tentar deixa-la menos pesada 🙂 


Qual a caracteristica da massa folhada ? ela desenvolve folhas quando assada 🙂 a manteiga se mistura e se intercala com a massa à partir do momento que trabahamos tudo junto e misturado hehehe 


vai ai a receita :


Ingredientes :


– 500g de manteiga sem sal. Aqui varias pessoas se divergem… algumas falam que tem que ser à temperatura ambiente (o que no Brasil, francamente é impossivel…. 10 minutos fora da geladeira e a manteiga vira liquido) e outras que ela tem que sair direto da geladeira. Eu prefiro trabalha-la direto da geladeira, pq dai ela nao derrete muito e nao sai da massa antes da hora…e fazemos menos sujeira 🙂

– 400 g de farinha

– 4 g de sal

– 200ml de agua fresca.

 


 

Preparo :

 


 

Prepare a base da massa : dissolva o sal dentro da agua. Coloque a farinha dentro de uma saladeira e incorpore a agua « salgada ». Mexe regularmente, mas sem trabalhar muito a massa. De uma sovada de leve.

 

 

 

Faça uma bola, envolva com um filme e deixe repousando por 2h na geladeira. 

 

 

Coloque a manteiga entre dois plasticos e a « amoleça » e dê forma com um rolo. Aqui tb muda de acordo com quem faz… tem gente que vai apertando a manteiga com a mao, até ela ficar com a mesma textura da massa feita antes. Serio, no Brasil, com calor de 30 graus nao da certo. Vai melecar tudo e ela vai pular direto para o estado de pomada, nao passando por esse estado intermediario. Eu prefiro so dar forma à manteiga com o rolo, deixando-a com uns 2cm de expessura no maximo. Isso é facil de fazer, o plastico nao deixa que vc encoste na manteiga, e assim ela nao derrete. Vc pode tentar deixar a manteiga com a mesma textura da massa « batendo » com o rolo, assim vc nao encosta na manteiga e ela nao derrete muito. Mas tem que prestar muita atençao no clima…. se tiver muito quente va pela estratégia de dar forma com o plastico…. se tiver um clima agradavel (inverno hehehe) tente dar a textura à manteiga. Bom, isso vai de cada um, tenta ai e ve no que da…

 

Coloque um pouco de farinha no plano de trabalho..

 

Com uma faca faça um corte em forma de cruz na massa e abra cada lado, como se fossem petalas de flor 🙂


 

Abra um pouco a massa com o rolo, mas deixe uma corcunda no meio da massa.

 

 

Coloque a manteiga no centro da massa, e dobre cada « petala » por cima da manteiga. Tipo um pacotinho mesmo, a gente nao pode mais ver a manteiga. 

 

Agora vem o pulo do gato. Abra a massa delicadamente, apoiando nas pontas do rolo, nao no meio, abra no comprimento somente, pra ficar um retangulo, e nao um quadrado…. a massa vai se abrindo, a manteiga nao pode sair hein, cuidado… abra até ficar 3 vezes maior que o primeiro « pacote ». Dobre a massa em tres (uma ponta até a metade, e a outra ponta passando por cima de tudo). Pronto fizemos « uma volta ».


Vire a massa (90°C) e abra novamente (3x o tamanho desse retangulo). Dobre em 3 de novo. Pronto, fizemos a segunda volta. Para vc que tem memoria curta, faça duas marcas com os dedos ai na massa. Isso vai te lembrar que vc fez 2 voltas. 


Cubra a massa com filme e leve à geladeira por 30 minutos.


Faça mais duas voltas (igual fizemos ai em cima). Faça 4 marcas ai na massa para se lembrar que vc fez 4 voltas.


Filme, e deixe mais 30 minutos na geladeira.


Faça mais duas voltas. Agora vc pode fazer 6 marcas ai na sua massa. Filme e deixe descansando por mais 30 minutos na geladeira.


Pronto, agora vc pode usar. Ela é bem facil de fazer, mas toma tempo (principalmente para esperar, pq com a mao na massa é rapidinho). 


Ta ai o video


Bom, o tempo de repouso muda de receita para receita. O mais comum é deixar meia hora entre cada volta, mas no Brasil, com esse calor, pode acabar sendo melhor deixar mais tempo (1h). Mas teste, como nao estou no Brasil nao posso dizer o que vai acontecer, so tentar adivinhar….. acredito que um bom repouso de 1h ja é o bastante…. aqui eu deixo repousando so meia hora 🙂 mas dentro da minha cozinha faz 20 graus hehehe


Dica, depois de cortar a massa do jeito que quiser para fazer a receita que quiser, é bom deixar a massa na temperatura ambiente (claro, se tiver fazendo 30 graus dai nao rola), mas deixa-la fora da geladeira, em um lugar mais fresco pelo menos durante uns 30 minutos, para ela desenvolver bem « as folhas » na hora de assar. 


Da para usar a massa pra fazer um monte de coisa : base de torta, rolinhos, copinhos para serem recheados, etc…. sempre pincele com um pouco de ovo batido (cuidado, so nas superficies, pq se pegar « no comprimento » isso pode atrapalhar o desenvolvimento das folhas no forno) e leve ao forno até dourar. 


Parece complicado, mas nao é… é bem simples e basico 🙂 


Espero que tenham gostado, abraços


CH

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s