Carne seca

Ta ai uma coisa que eu tenho saudades hehehe nao temos carne seca aqui (bom nunca achei) entao resolvi fazer em casa. Fazer da maneira tradicional é um pouco complicado, a gente depende muito do clima e nao é tao seguro (higienicamente falando). Fiz uma pesquisa na internet e achei uma maneira de fazer, que segundo o chef é a unica maneira permitida no Brasil, para quem quiser comercializar em restaurante (na lei é uma coisa, na pratica….). Ele é um chef alagoano (se nao me engano) e a receita, pra gente que esta aqui fora é bem satisfatoria e a gente nao percebe uma grande diferença nao (tanto no gosto quanto no visual). Ai vai a receita. :

 

Ingredientes :

 

– uma boa carne (normalmente o contra filet… aqui na França eu uso o entrecôte, que é o contra filet mais a capa do contra filet…. bom, mais ou menos isso).

– sal fino (nao se faz carne seca com sal grosso)

 

Preparo :

 

Para uns 500g de carne, uns 25g de sal (sim nao parece muito, mas é uma boa quantidade). Salgue bem a carne :

 

 

Deixe na geladeira por 4 horas. As partes salgadas vao mudar de cor, as que nao estao bem salgadas nao vao mudar tanto de cor. Salgue onde falta o sal e deixe por 24h na geladeira. Depois de 24h leve a carne ao freezer por 8 dias. No final dos 8 dias, suba a carne para a geladeira e deixe descongelar de um dia para o outro. Ela fica assim :

 

 

« Igualzin qui » nem as boas carnes secas que compramos por ai…. bom, dai é dessalgar. Eu faço assim: coloco um pires, ou algo para dar um volume no fundo de um recipiente. Coloco a carne por cima (depois de dar uma lavadinha nela) e cubro com agua. Levo à geladeira. Mudo a agua umas 3 vezes (uma vez a cada 2 ou 3 horas). Pronto, ela nao perde todo o sal, mas nao fica muito salgada.

 

Para quem esta fora do Brasil, uma otima soluçao para os seus problemas 🙂 para quem mora no Brasil, vale a pena experimentar… facin facin

 

Abraços

 

CH

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s