Férias 2010 – Historia 1 : Jantar Instituto Paul Bocuse

 

a gente na frente do instituto (a foto do castelo nao ficou boa nao, por isso coloquei so essa hehee)

 

Ahhh, férias, coisa boa né ?! Ja peço desculpas agora por nao postar nada em quase um mês…estava de férias e viagei muito por essas bandas… e ainda por cima, a Fernanda e o Du (a mae da Iara e o marido dela) estavam aqui com a gente !!! dai ja viu né ?! viajamos bastante, vimos coisas lindas e comemos coisas maravilhosas !!!!!!!!!!! quase uma viagem gourmet hehehe entao tenho coisas para escrever pra vocês por pelo menos uns 2 meses… nem sei por onde começar, ai ai… vou tentar misturar nosso roteiro de viagem (aproveito e dou umas dicas) e as coisas boas que vimos na França e na Italia. Tô achando que vou começar de traz pra frente hehehe ou por cidade ? sei la… bom, vamos começar por ontem entao, por que esta mais fresco na cuca…

 

Fomos ao Instituto Paul Bocuse, na cozinha experimental da escola. São os alunos do terceiro ano que cozinham e tals.

A proposta do restaurante é muito legal. Você chega, eles te mostram o menu, que tem : um « amuse bouche » (um tira gosto hehehe) + entrada (2 opçoes) + prato (4 opçoes) + sobremesa do dia.. ah + agua + vinho + pao + café (ou cha)… tudo isso por 20 euros !!! ridiculamente barato pra comer uma comida desse nivel de qualidade (e quantidade), e ainda beber bons vinhos !!! Uma coisa que eu gostei de mais é o conceito : tem o menu e as « opçoes », por que na verdade você nao pode escolher o que vai comer, é o chef que olha pra sua cara e decide por você !!! no começo do jantar a gente fala se tem alergia ou algo que nao come, e depois ja era…chegou o prato tem que comer, no maximo trocar com o vizinho da mesa. Outra coisa legal é que é pra pouca gente, 20 pessoas no maximo, e nao é « chic », é bem informal… Tudo é feito la mesmo pelos alunos.

 

Agora pra vocês passarem mal ai heheeh as fotos e o menu :

 

Mise en bouche (tiragosto hehe)

Soupe de petits pois servie froid/Yaourt de brebis, copeaux de jeunes légumes

Sopa de ervilha servida fria, com yogurte de brebis (um tipo de queijo feito de leite de ovelha) e legumes jovens (e ainda uma torradinha amanteigada), vai ser bao !!!!!!!!!!!!!!

 

Entrada 1

Belles asperges vertes gratinées au parmesan, olives noires taggiascha, échalotes confites

Aspargos gratinados com parmesao, azeitonas pretas, échalotes (cebola pequena hehe em Udia eles chamam de cebola pirulito) caramelisadas…mas ainda tinha tutano (so um) e trufas de verao. Fora essas telhas de parmesao…bao de mais !!!!!

 

Entrada 2

Filets de rougets cuits à l’unilatéral servis sur une tartine aux saveurs du sud

Filé de rouget (um peixe) cozido unilateralmente e servido em cima de uma torrada com « um patê » de legumes, mas tinha ainda umas pimentas e ervas.. bom com força !!!!!!!!!!!!

 

Prato 1

Dos de cabillaud salé par nos soins, pomme de terre écrasée à la fourchette, pimientos del piquillos et jus de persil

Bacalhau servido com batatas amassadas e pimentas espanholas com molho de salsinha (algo assim) heheeh nao experimentei esse, tava longe na mesa hehehehe

 

Prato 2

L’épaule d’agneau en pastillha, confite aux épices orientales, la côte rôtie à la provençale

Paleta de carneiro em pastillha, legumes caramelisados com condimentos orientais, e lombo de carneiro (no Brasil eles chamam isso de carret) assado à provençal. Bom de mais !!!! isso ai era servido ainda com :

 

Semoule aux fruits secs

couscous com frutas secas

 

Prato 3

Jarret de veau braisé au four, puis glacé à blond, Gnocchi de pomme de terre, blancs de blettes fondants, les verts comme des épinards, jus/sauce tomaté

Jarret de vitelo (nao sei qual a equivalencia de Jarret em portugues), Gnocchi de batata, Blettes (é um legume com uma parte verde e outra branca, que sao cozidas separadamente, nao sei a equivalencia em portugues hehe), o branco ficava em baixo, dai vinha o pure de tomate, mais um branco em cima, e depois o verde bem fininho por cima. Bom de mais !!!!!!!!!!!!!!!!! a carne derretia na boca !!!

 

Prato 4

Lotte, dorade, rouget, rascasse et moules servis façon « bouillabaisse », chapon et rouille pour accompagner

Varios peixes e mexilhoes servidos à « bouillabaisse » (uma maneira de fazer uma sopa de peixes no sul), o chapon me disseram que uma especia de ave, mas eles tiraram, pq quem comeu nao come carne…mas esse acompanhamento continua um mistério hehehehe os peixes estavam muito bons !!!

 

 

Sobremesa do dia

Uma torta de suspiro e sorve, vou contar as camadas, de baixo pra cima : suspiro, sorvete de baunilha, suspiro, sorvete de framboesa, chantilly e frutas… bao de mais !!!!!!!!

 

 

Da pra imaginar como a gente saiu de la né ? prontos pra reservar pra julho hehehehe vai ser bao comer bem assim….

Essa foi a cereja em cima do bolo nessa visita da Fernanda e do Du aqui na zoropa. Mas vamos ver o que fazemos hoje ainda hehehe

aquele abraço

CH

 

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s