Abbaye de Tamié

Conversando com o Mauricio sobre os queijos franceses, fiquei com vontade de experimentar coisas novas (sempre compramos os mesmos queijos aqui em casa). Tem que aproveitar que esta aqui né, na terrinha do queijo… como gosto muito de queijo, nao sera um problema nenhum experimentar novos sabores… e colocar aqui para vocês…

Começo hoje com um queijo que comprei no mercado, e que nunca tinha comido antes. Esse queijo se chama Abbaye de Tamié (Abadia de Tamié).

Rapaz, o queijo é muito bom. Suave no começo, mas com um gosto bem pronunciado. Ele é um pouco adocicado também…. foi uma bela surpresa. Ele é cremoso, mas firme ao mesmo tempo…

Ele vem da Abadia de Tamié e é feito pelos monges trapistas que la vivem (os monges trapistas sao famosos também pela cerveja que fazem). O queijo é feito com leite de vaca cru, inteiro + especiarias locais. Ele fica « curtindo » durante 4 semanas. E claro, como todo queijo, o gosto vai ficando mais forte conforme ele vai envelhecendo.

O Abbaye de Tamié pode ser comprado e degustado o ano todo (sim sim, queijo aqui também tem época… eu acho bem legal isso).

A abadia fica na regiao da Savoie, perto (14km) de uma vila que se chama Albertville.

Abbaye de Tamié, lugarzin féio né hehehe

Queijo é sua embalagem.

Nossa…

Muito bom o queijo, quem encontrar para comprar, vale a pena…

ahhhh, qual vinho ? a melhor dica de todas em se falando de produtos regionais é : queijo (ou qualquer outra coisa) local, vinho local. Entao, vinhos da Savoie (brancos ou tintos) acompanham o queijo…

Aquele abraço

CH

ps : a primeira foto, la do começo é minha 🙂 as outras eu tirei da internet hehehehe

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s