« Anti-Restaurante » 11/11/2011

Ja contei das trocas culinarias que faço por aqui. Ontem fizemos outra, mas ao organiza-la vimos que temos coisas em comum com o movimento Anti-Restaurante que cresce cada dia mais no mundo todo (principalmente nos EUA). A idéia é criar uma experiencia gastronomica que saia do « entro,faço meu pedido, como, pago, saio ». Conhecer novas pessoas, participar da preparaçao ou do serviço da comida, e claro, comer bem estao no menu da experiencia anti-restaurante. Nos EUA tem gente que até ganha dinheiro com isso (nao se engane, alguns anti-restaurantes sao mais caros que « restaurantes de verdade »). Nao sei como funciona a regulamentaçao desses « restaurantes », pois eles seriam ilegais eu imagino. Mas no nosso caso, nos dividimos so o custo (comida + bebida) entre as pessoas que participam.

 

Como nos « enquadramos » no anti-restaurante, resolvemos convidar o maximo de pessoas (conhecidas por enquanto) possivel e selecionar aquelas que ainda nao participaram das nossas trocas culinarias anteriores.

 

Foi bem divertido. Fizemos um menu e uma decoraçao bem de outono mesmo, com produtos de época (agora é época de champignons 🙂 ) e uma decoraçao feita de folhas secas, galhos, etc.

 

Vamos ao menu :

 

Mise en bouche : massa (fria) recheada com queijo de cabra fresco, tomate seco, ervas frescas, nozes e pimenta, servida sobre um espelho de vinagre de tomate.

 

 

Entrada, Trio de Champigons : uma sopa de cèpes (servida à la Bocuse, com massa folhada), polenta frita servida com uma tapenade de champignons (que esqueci o nome agora hehe depois coloco aqui o nome certinho), e champignon de paris recheado com Brillat Savarin afinado com trufas negras.

 

Prato : rôti de filet mignon de porco servido com seu « suco », cama de espinafres e legumes de outono, e cèpes na manteiga.

 

Sobremesa : mousse de chocolate ao leite servida em seu copo de chocolate amargo e coulis de cynorrhodon (uma frutinha de floresta, de outuno)

 

Junto com café e cha servimos esses chocolates com essas frutinhas que eu esqueci o nome (memoria boa hein ?!) hehehe

 

Enquanto o chocolate estava cristalizando… claro que tudo é feito « maison », tudo é caseiro.

 

As massas indo pra geladeira….ja bem recheadas.

 

Os copos de chocolate com a mousse, indo para a geladeira também.

 

Os champignons também 🙂

 

Olha que mesa bem decorada pela a Iara e a Ines.

 

Folhas para todos os lados 🙂

 

Tudo ficou muuuuito bom e podexa que eu vou passando as receitas aos pouquinhos.

 

Abraços

 

CH

 

ps : nao somos contra restaurantes 🙂 mas é legal poder criar ou ter outras possibilidades

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s