Cozinha mais ecologica

 

Acho que tirei da minha cabeça, ou dos papos que andei escutando sobre como cozinhar de maneira ecologica. Resumindo, o pessoal so falava de comprar alimentos biologicos (vindos de agricultura organica). Ok, ja é um boa coisa, mas nao é nem de perto a coisa mais facil de fazer (pequenas cidades as vezes não tem mercados com produtos organicos), mais barata, mais pratica, mais tudo.

 

Cozinhar de forma mais ecologica tem que ser visto de varios pontos de vista. Varios métodos para cozinhar alimentos de uma melhor maneira são poluentes. Por exemplo, cozinha a vacuo gasta muita energia e muito plastico. Cozimento a baixa temperatura também gasta muito gas, ou energia. Agua esta sempre sendo gasta na cozinha.

 

Para mim, o negocio é diminuir o buraco. Balancear um pouco as coisas. Você ficaria impressionado em como ser mais amigo do nosso ambiente na cozinha não é dificil, e nao depende so de comprar produtos organicos. O que muda mais nosso ambiente é o que nos fazemos no nosso dia à a dia, e comprar produtos organicos ainda nao faz parte de nossa cozinha diaria.

 

Preocupar com o ambiente nao é so reciclar ou comprar organicos. Outras coisas fazem parte, como reduzir consumo, aproveitar ao maximo as coisas, gerar renda para quem esta proximo, consumir de maneira consciente, e por ai vai…

 

Ai vão algumas astucias, simples, para ser mais camarada com o seu meio-ambiente.

 

Montando a cozinha :

 

Ja ficou batido esse, mas as pessoas nao costumam falar tanto. Compre eletrodomesticos que consumam menor energia. Ha uns 10 anos isso era moda, viamos na TV e tudo mais…

 

Fogão a gas ou placa élétrica ? aqui na França é comum fogões com placas de induçao e forno elétrico (ja embutido). Eles funcionam a base de eletricidade. No Brasil é mais comum o fogão e o forno à gas. Fiz uma pesquisa, e : o fogao, com placas de indução e forno eletricos sao mais economicos e ecologicos. Motivos : o gas natural é muito poluente, mata o que tem por perto (vejam um documentario bacana sobre isso, que se chama Gasland). Ok, as hidrelétricas não sao la essas coisas também não, mas mesmo sendo destrutivas, elas ajudam a fomentar a economia em algumas cidades. « Do males o menos pior » :). O fogao à gas desperdiça 50% de seu calor. Ou seja, 50% que « esta indo para a panela » esta ficando no ar. A indução esqueta somente a panela, e perde so uns 10% ou 20% de calor. Fora o botijao de gas, que polui com transporte, e para ser feito (e pode explodir hehehe). Para cozinhar, o forno eletrico ainda ganha de lavada do forno a gas : o eletrico distribui melhor o calor, deixando o cozimento mais igual (e mais rapido). O a gas, nao é tão preciso, e o calor se perde mais facilmente (e nao sendo igual em todos os lugares do forno). Aqui na França a eletricidade nao custa barato, mas mesmo assim vale mais ter o forno eletrico que o a gas (se o gas for encanado, do prédio, fica mais barato, mas se você precisar comprar botijão, você esta lascado). Mas acho que nunca vi fogão de indução no Br, provavelmente deve custar caro. E a energia em Minas Gerais (onde morava) é muito cara !!! Mas, em todos os pontos, tirando a CEMIG, o fogão de indução, com forno eletrico é mais negocio que o a gas.

 

Lavadora de louça, ou lavar à mão ? para pouca louça, as lavadoras mais modernas, sao muito mais economicas que lavar à mão… Mas so use com a lavadora cheia hein…

 

Vamos às compras : aqui, você pode fazer varias coisas

 

Produtos bio : para mim, produto organico é aquele que nao tem agrotoxico, respeita o ciclo da vida do alimento (seja legume, fruta, verdura ou animal), o produtor, os recursos hidricos, etc. Sabe quem faz isso, e mais barato que aquele que tem o selo « organico » ? o zé da esquina ! ou mesmo o seu jardim ! Compre produtos bio, mas pesquise as pequenas vendas perto da sua casa. Alguns pequenos produtores não usam quimicos nos seus cultivos. Eles são organicos, mas sem o selo, e assim custam mais barato. Aqui na França é facil achar gente assim… no Br eu ja nao sei…

 

Jardim : tem jardim em casa ? plante ai algumas coisas…. tem apartamento ? na internet tem um monte de tutorial de como ter uma hortinha em apartamento… a casa ganha em vida, e você economiza um pouco também 🙂

 

Alimentos de época : por Jaga, compre alimentos de época !! eles são mais gostosos, mais baratos, consomem menos energia para serem produzidos, armazenados e distribuidos. Muita gente fala : no Brasil temos tudo o tempo todo. Papo furado. Coma uma manga em julho e me fale que ela é a mesma que você come em janeiro (estou falando de manga de vedade, não aquelas Tommy e afins, que nao tem gosto de nada… são so bombadas…). Tente respeitar as épocas dos alimentos de sua região. Você vai comer melhor, mais barato, mais saudavel, e vai variar muito mais sua alimentação durante o ano…

 

Alimentos locais : no Brasil isso é dificil, sabe pq? porque a gente nao tem escolha ! como saber o que é local ou não, se isso não é indicado ? mas tente comprar banana na venda do Zé, e nao no Carrefour. Nada contra o supemercado, mas comprando do Zé, você deixa seu dinherio na sua cidade. O Zé cresce, e pode empregar o malando do seu cunhado hehehe piada infame… economia solidaria, é a economia que priveligia o local. O seu dinheiro fica onde deve ficar, os alimentos viajam menos para chegar à sua mesa, e todo mundo fica mais feliz.

 

Chegou em casa com as compras :

 

Lavar legumes : tente lavar em uma bacia com agua, e não em agua corrente. Dai, pegue a agua « suja » e jogue nas plantas 🙂 nao use agua da torneira para isso… use a agua dos legumes.

 

Compostagem : tirou a casca dos legumes ? faça compostagem. Aqui na França tem sistemas para apartamentos. Nao cheira e é natural… esse é o mais complicado pra fazer eu acho. Tem que ter um pouco de espaço e paciencia para cuidar… eu coloco algumas cascas direto nas plantas 🙂

 

Aproveitar alimentos ao maximo : sabe o radiche ? as folhas verdinhas dele ? entao, otimo para fazer sopas… mesma coisa para a cenoura… varios caules que as pessoas nao costumam cozinhar (como o da couve flor, e do brocolis), sao otimos em sopa, ou mesmo cortados finamente e cozido com a parte mais classica 🙂

 

Modos de cozimento : para a cozinha de todo dia, privilegie o cozimento curto, como vapor, wok, ou panela pressao… guarde os maiores consumidores de energia para fazer algo mais especial 🙂 se bem que um frango assado no meio da semana é bem bom…

 

Ovos : pegue as cascas, seque-as (no sol), quebre com a mão e coloque nas plantas. Elas agradecem.

 

Café e cha : igual. As folhas de cha, jogue nos pés das plantas. Mesma coisa com o café. Ou use a borra do café que sobrou para espantar formigas 🙂

 

Carne : reduzir o consumo de carne de vaca é uma boa. O modo como ela é feita hoje em dia é muito prejudicial ao ambiente, ao bolso e ao corpo. Aqui na França tenho muita sorte, pois os melhores açougues são os que vendem carne de vaca produzida de maneira mais ecologica. O animal vive bem solto, come coisas naturais, pasta, e vive seu ciclo de vida o mais naturalmente possivel… a diferença esta no sabor da carne !!! foi mal ai Brasil, mas a carne do Zebu, nosso gado preferido em Minas, é um lixo comparada com os gados de corte francês (não so por causa da qualidade da raça, mas também de como ele é cuidado). Principalmente os que são bem cuidados… claro, a carne assim custa mais caro, mas como consumimos menos carne de vaca, quando compramos, compramos uma carne boa…

 

Oleo na garrafa : classico. Nao jogue oleo na pia. Coloque em uma garrafa de plastico e jogue no lixo. Se sua cidade tiver pontos de recolhimento, é so deixar o oleo la. Ou, se conhecer alguem que faça sabao…

 

Aproveitamento de restos : sabe o que sobrou na geladeira ? existem varias maneiras de aproveitar tudo, de maneiras mais criativas que o mexidao de sabado a noite. Tem o cake, quiche, frittatas, etc… vou ver se passo as receitas, pq eu faço muito isso aqui em casa….

 

Sacos de lixo : dê preferencia para sacos biodegradaveis…

 

Produtos de limpeza : existem alguns que são menos poluentes… é pesquisar para saber.

 

Reciclar : embalagens plasticas, latas, etc… separe tudo e leve a um ponto de coleta…

 

Consumo : mais importante que reciclar, o negocio é consumir menos, e continuar reciclando…

 

Ai foram algumas dicas, você deve saber varias outras… deixe ai nos comentarios 🙂

 

Achei esse livro, mas nao li ainda. Vou ver se comando na amazon, e depois falo se é legal.

 

Não sei se deu pra ver, mas tudo isso não so ajuda o nosso ambiente, mas ajuda seu BOLSO !!! e hoje em dia, o bolso anda mais importante que a natureza… entao, da proxima vez que você lavar o legume na bacia com agua, e aguar as plantinhas com essa agua não pense « estou consumindo menos, e ajudando meu planeta ». No lugar pense  » Ha, a conta de agua vai vir mais barata esse mês ». Mas se puder pensar das duas maneiras, melhor 🙂

 

Abraços

 

CH

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s