Base para bolo – pra fazer o que quiser

Invente, tente, faça um bolo diferente (Ra! La da Globo de 1992, nu).

Falei que ia passar uma base de bolo nesse post aqui. Essa base é muito boa, da para modificar para fazer sabores de bolos como quiser. Rapido e facil, e bem bom.

Ai vai, vou dando dicas no meio do caminho e la no final também. Essa receita base é para você perfumar o bolo como quiser, como baunilha, limao, laranja, coisas que nao vao necessariamente pedaços, mas elementos que perfumam o bolo, e que dão consequentemente o « gosto » da coisa (tipo a casca da laranja, as sementes de baunilha, ervas, etc.). Entre parenteses o que o elemento é na receita, para ficar mais facil de substituir depois.

Ingredientes:

  • 250g de açucar (açucares)
  • 4 ovos (agente emulsificante e estabilizante)
  • 1 pitada de sal (exaustor de gosto)
  • 110g de leite (liquido, gordura, e particulas solidas)
  • 200g de farinha (gluten, açucar, textura)
  • 4g de fermento quimico (o que faz crescer, deixe sempre assim)
  • 70g de manteiga derretida ou em pomada (gordura, textura)
  • Perfume que quiser (para a receita base, o perfume não pode ser liquido e nem em muita quantidade – use coisas do tipo casca de laranja picadinha, sementes de baunilha, ervas, etc. coisas que não sejam pedaçudas, nem solidos de mais, como outras farinhas, etc. – mais pra frente a explico como mudar isso)

Preparo:

Aqueça o forno à 180°C. Unte uma forma de bolo (manteiga + farinha por exemplo). Em uma saladeira coloque o açucar e a manteiga. Bata bem. Coloque o ovos e continue batendo. Adicione ai o perfume (cascas, ervas, baunilha, etc.), mexa. Por fim, coloque a farinha e o fermento e mexa. Agora é so colocar na forma. DICA: se quiser um bolo bonitão, deixe algumas horas na geladeira antes de colocar no forno. De um dia pro outro é melhor ainda. Mas isso é opcional. Leve ao forno por uns 20 minutos ou até ficar pronto (enfie um palito ou faca, se sair limpinho, esta pronto). Deixe esfriar e desenforme.

Essa é a receita base e o preparo basico também.

Agora, você pode ir brincando. Quer um bolo de fuba ? Dos 200g de farinha, use 100g ou 150g de farinha de trigo e o resto de fuba (100g de farinha de trigo e 100g de fuba por exemplo). Fuba com queijo ? Faça a mesma coisa com a farinha (100g de farinha + 100g de fuba), retire um pouco da manteiga e do leite, e coloque um pouco de queijo. Bolo de chocolate ? Retire uns 20g da farinha e substitua pelo cacau em po. Leite ninho ? mesma coisa. A ideia é substituir a farinha por « farinhas » (pos, etc.), a gordura por outras gorduras, liquidos por outros liquidos, e por ai vai. Substitua um pouco do leite por suco de frutas, ou purê de frutas e legumes (cenoura por exemplo).

De fuba à esquerda e de chocolate sem ovos à direita. Tinha a foto por aqui o de laranja, mas não estou achando :/

Alguns cuidados:

  • pedaços de frutas secas, castanhas, etc. ? pode usar como « perfume », sem problemas.
  • frutas frescas soltam agua, colocando muitas o negocio pode desandar. Cuidado. O mesmo vale para ervas.
  • solidos (farinha, pedaços secos de coisas, etc.) podem atrapalhar o equilibrio, então é preciso pensar direitinho em como balancear tudo. Como no exemplo do cacau em po. Colocar cacau em po e os 200g de frinha pode deixar o bolo pesado e « embatumado ». Entao retire um pouco da farinha.
  • açucar: eu acho 250g muito. Mas as pessoas não reclamam. Pese no seu « perfume » e ajuste em função. Por exemplo, baunilha e chocolate parecem adocicar a mistura (na boca, a sensação é essa, mesmo não tendo mais açucar no bolo), então retire um pouco de açucar nesses casos. Bolo de limão ? deixe o açucar como esta. E por ai vai.
  • ainda vou fazer um post sobre o papel da manteiga… mas você pode substituir por eleo.
  • fazer sem ovos? substitua pela « baba » da linhaça, como expliquei aqui e aqui.
  • sem gluten ? use farinhas sem gluten e adicione de 0.5% a 2% de goma de xantana e de 0.5% a 2% de goma de guar (depois faço um post sobre como usar essas gomas). Colocando goma de guar, você vai precisar deixar mais no forno, pois a goma de guar retem muita agua.
  • sem leite ? substitua o leite por leite vegetal ou suco de fruta (dai aumente um pouco na gordura, oleo ou manteiga).

Acho que é so. Ah sim, otima receita para fazer cupcakes ! Se lembrar de mais coisa vou colocando aqui. Se fizer a receita, e modifica-la, compartilhe aqui nos comentarios as fotos e o sabor que fez 🙂

Aquele abraço

CH

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s