Fettucinne com alho poro e ervilha

Macarrao, poro, ervilha, limao, azeite, parmezao, limao, ervas (1 of 1).jpg

Outro dia estavamos bem corridos, chegamos tarde em casa e fomos fazer almoço. Ja tinha pensado no que fazer no dia anterior (bom, tinha algumas opções), e comprei tudo antes. Como disse nesse post, para fazer algo sem carne, preciso me planejar. O almoço saiu bem rapido, e estava bem bom. Ai vai a receita, sem quantidades, porque foi tudo meio no olho:

Ingredientes (para duas pessoas):

  • Fettuccine, ou alguma massa que você goste. Pode ser do mercado (dai compre uma massa bacana) ou caseira (outro dia passo a receita de massa que tenho feito em casa). Use meio pacote.
  • Um alho-poro grande, retire as folhas feias, mas deixe a parte branca e também as folhas verdes, corte a raiz. Corte ele no meio, no comprimento. Lave bem entre as camadas. Corte como quiser, e deixe de molho na agua. Lave bem, e deixe escorrendo.
  • meio pacote (na verdade até menos) de ervilhas congeladas. Pode ser da fresca também, é que não achei dela… se usar a congelada, é so colocar numa peneira, jogar agua para descongelar e reservar. Se for usar a fresca, é so branquear antes (ferver agua, colocar sal na agua, cozinhar as favas por 1 minuto ou 2,retirar e passar pela agua fria para parar o cozimento).
  • Dois dentes de alho, sem casca, sem o broto (se ele tiver), e cortado bem grosseiramente.
  • Um limão.
  • Azeite.
  • Sal (eu uso flor de sal).
  • Pimenta do reino.
  • Parmesão ralado, ou para ralar.
  • Ervas (eu usei tomilho e salsinha aqui do meu jardim).

Preparo

Coloque uns 2 litro de agua para ferver. DICA: a lenda diz que tem que cozinhar macarrão em muita agua. Não faça isso. So demora, você perde o amido que sai da massa e que te ajudar a enriquecer seus molhos… macarrão é em pouca agua, ok ?! Assim que ferver, coloque uma colher de sopa de sal.

Enquanto a agua ferve, prepare (lave, corte, etc.) o alho-poro, o alho, a ervilha e as ervas. Aqueça um pouco de azeite em uma panela, e assim que tiver quente, refogue o alho-poro e coloque um pouco de sal. DICA: coloque o sal sempre aos poucos, ou « tudo » desde o inicio. O sal precisa de tempo para « entrar » na comida, passar pelas fibras e tudo mais. Você vai ver que salgando desde o inicio, ou aos poucos enquanto vai cozinhando, você vai gastar menos sal para salgar a comida. Para refogar, o sal ajuda o alimento a perder agua mais rapido também. Assim que o alho-poro estiver macio (vai depender bastante… mas uns 3 minutos ja esta bom), coloque o alho, refogue um pouco até ele soltar um cheirão, dai coloque as ervilhas, e desligue o fogo. Ah sim, coloque um pouco de pimenta do reino ai.

Cozinhe a massa (de acordo com o seu gosto, as indicações do fabricante, etc.). Escorra a massa, mas deixando um pouco da agua (umas duas colheres de sopa por exemplo). Volte a massa para a panela, e adicione os legumes ja cozidos.

Sirva um montinho no prato. Rale parmesão por cima, corte as ervas por sobre a massa. DICA: uma boa maneira de servir ervas frescas direto no prato é de corta-las com uma tesoura no ultimo minuto, e não com uma faca. A faca acelera a oxidação da erva (vai ficando pretinha), principalmente quando a gente tem uma faca ruim, que mais espreme do que corta. Eu gosto de cortar em pedaços grandes, não miudinhos… mas se você gosta delas bem miudas, é so mandar ver na faca (mas veja que o verde que ficou na tabua ja era… tchau tchau sabor). Jogue ai um fiozinho de azeite e umas gotas de limão.

Rapido e facil.

Aquele abraço,

CH

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s